REGULAMENTO

I TORNEIO INTERNACIONAL FEMININO MASSAMÁ

SUB13 e SUB20 - 2016

Denominação e Objetivo

O I Torneio Internacional feminino de Massamá pretende ser um torneio de referencia nacional e internacional de 1ª categoria, permitindo dinamizar e projetar a modalidade nobre e de enorme tradição, trazendo mais competição nos escalões femininos, potenciado a angariação de novos praticantes e cujo seu regulamento será o seguinte:

REGULAMENTO

1º - Organização

A organização deste torneio é da responsabilidade do A. Stuart Hóquei Clube de Massamá, é realizado nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2016, no Pavilhão Polidesportivo “Prof. João Campelo”, sito na Escola Secundária Stuart Carvalhais, Rua dos Jasmins, em Massamá.

2º - Os escalões do Torneio serão:

 - Sub-13 – Atletas Femininas nascidas nos anos de 2003 a 2008

 - Sub-20 – Atletas Femininas nascidas nos anos, 1996 a 2002

 Nota.: Haverá - Veteranos (jogo TAÇA DE PORTUGAL)

3º - Equipas e forma de disputa

Sub13 - 3 equipas, Stuart HCM, uma equipa distrito Lisboa e uma da Zona Norte do Pais. A forma de disputa será de todos contra todos numa só mão cuja pontuação será feita de acordo com o seguinte:

Vitória - 3 pontos

Empate - 1 ponto

Derrota - 0 pontos

No final em caso de empate pontual entre 2 equipas ou mais o desempate será feito com o seguinte critério:

a) Resultado e obtenção de pontos entre as equipas empatadas.

b) Se o empate subsistir, recorre-se à maior diferença total entre golos marcados e sofridos entre essas equipas.

c) Se o empate subsistir, recorre-se à maior diferença total entre golos marcados e sofridos contra todas as equipas.

d) Se o empate subsistir, será vencedora a equipa que tiver mais golos marcados contra todos as equipas.

Sub20 - participam 6 equipa (4 Distrito Lisboa, 1 Centro Pais e 1 Espanhola)

1ª Fase

Serão divididas por 2 séries A e B, sendo que cada série tem 2 equipas do distrito de Lisboa e onde todas as equipas jogaram entre si a uma só mão.

Em caso de empate na 1ª Fase as regras desempate são as mesmas aplicadas no escalão Sub13.

2ª Fase

Após obtenção de classificação serão disputados os jogos de atribuição de 5º e 6 lugares entre os 3ºs classificados de Serie A e B, atribuição de 3º e 4º lugar entre os 2ºs classificados da Serie A e B e Final para atribuição do vencedor do torneio entre os 1ºs classificados de ambas as séries.

Na 2ª Fase em caso de empate no final do tempo regulamentar, o desempate será feito recorrendo marcação de 5 penalidades, expeto na Final que em caso de empate, antes das penalidades, haverá 2 partes de 5 minutos e só depois a marcação das 5 penalidades.

Se o empate subsistir haverá marcação de penalidades até que uma das equipas falhe sendo que o nº de penalidades deve ser igual.

4º - Comitivas

As equipas devem fornecer até 30 dias antes do inicio do Torneio fotografia bem como nome dos atletas e respetiva equipa técnica, podendo ser indicado 12 jogadoras, 2 treinadores, 2 delegados, num total de 16 elementos que poderão ser alterados até ao 1º dia do Torneio, sendo que em cada jogo só poderão ser inscritos no máximo 10 jogadores sendo, obrigatoriamente 2 GR.

5º- Regras

As regras aplicar serão as aplicadas nos regulamentos da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) exepto no escalão de Sub13 que terá o regulamento técnico pedagógico da Associação Patinagem de Lisboa (APL) nomeadamente:

- Cada equipa deve apresentar 10 jogadoras sendo 2 GR, no caso de apresentar somente 1 GR só pode alinhar com 9 ou menos elementos. Caso só tenha 8 ou menos elementos, nenhum atleta pode jogar 3 partes seguidas à expcção do GR.

- No escalão SUB13 todas as atletas têm de participar nos 2 primeiros periodos (sendo obrigatória a participação no período completo expecto por lesão)

6º - Duração dos jogos

Sub13 - 4 períodos x 8 minutos (cada parte é composta por 2 períodos)

Sub 20 - 2 partes x 20 minutos

Veteranos - 2 partes x 25 minutos (encontro demonstração amigável).

Todos os jogos terão um intervalo de 5 minutos.

7º - Arbitragem

Os jogos serão dirigidos por árbitros nomeados pelo Conselho Nacional de Arbitros de Hoquei Patins

8º - Deveres e Sanções

A Organização fornecerá a cada Clube/Equipa todas as indicações julgadas necessárias e sempre que solicitadas.

Os Clubes/Equipas convidadas terão a seu cargo os seguros de acidente e responsabilidade civil, dos seus atletas e dirigentes

A ORGANIZAÇÃO DECLINA QUALQUER RESPONSABILIDADE NESSE AMBITO.

Para cada jogo será necessário o preenchimento do respectivo Boletim, modelo da FPP, fornecido pela organização e entregue ao juiz da partida, exceto nas categorias Sub-13, em que será utilizado o Boletim oficial da APL:

a) As Equipas /Clubes deverão apresentar os cartões válidos para a época 2015/2016 até 30 (trinta) minutos antes do início do jogo em que estão envolvidas, para que seja preenchido o respectivo Boletim de Jogo;

b) Os Boletins de Jogo, bem como as respectivas cronometragens, serão daresponsabilidade da Organização.

c) Qualquer atleta que não se encontre nas condições indicadas na alinea a), ou devidamente autorizado, não poderá participar no Torneio.

d) Os Clubes/Equipas deverão alinhar com o seu equipamento habitual.

e) Os Clubes/Equipas participantes deverão ter equipamento alternativo, para a hipótese de existirem Clubes com equipamento igual ou semelhante

f) No caso previsto neste artigo a equipa indicada em segundo lugar deverá alinhar com o seu equipamento habitual

9º Prémios

Serão distribuídos Trofeus a todas as Equipas /Clubes e uma recordação a todos os participantes.

10º Considerações Finais

- Não serão admitidos protestos ao jogos

- Os casos omissos serão resolvidos pela organização dentro do espirito dos Regulamentos da Federação Portuguesa Patinagem.

- A Organização terá Fisioterapeuta no decorrer dos 3 dias da competição.

- No decorrer do Torneio haverá uma manhã dedicada a um Simpósio de Hoquei Patins.

- O calendário de jogos será divulgado até 10 dias antes do início da prova.

 

A Comissão Organizadora