REGULAMENTO TORNEIO
REGULAMENTO
CAPITULO I
Denominação, Objectivos e Duração
1º - O A. Stuart Hóquei Clube de Massamá, leva a efeito o Torneio Internacional Professor João Campelo, a decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2016, no Pavilhão Polidesportivo “Prof. João Campelo”, sito na Escola Secundária Stuart Carvalhais, Rua dos Jasmins, em Massamá.
2º - Os escalões do Torneio serão os seguintes:
1º Mini-Hóquei – Atletas nascidos nos anos, 2009-2010-2011;
2º Benjamins – Atletas nascidos nos anos, 2007-2008;
3º Escolares – Atletas nascidos nos anos, 2005-2006
4º Sub-13 – Atletas nascidos nos anos, 2003-2004
5º Sub-15 – Atletas nascidos nos anos, 2001-2002
6º Sub-17 – Atletas nascidos nos anos, 1999-2000
7º Sub-20 – Atletas nascidos nos anos, 1996-1997-1998
8º Seniores Femininos
9º Seniores\Veteranos – jogos de carater amigável e de demonstração
a) Cada equipa poderá utilizar no máximo 5 (cinco) atletas da categoria imediatamente inferior.
b) Será obrigatória a presença de dois guarda-redes por equipa, exceto nos Benjamins, Escolares e SUB13;
c) Não será obrigatória a presença de 8 jogadores de campo por equipa nos escalões de Benjamins, Escolares e SUB 13.
4º - Participarão no mínimo 24 (vinte e quatro) equipas, distribuídas por 7 séries e Mini-Hóquei.
5º - Cada série será composta, no mínimo, por 3 equipas.
6º - Em cada série, as equipas defrontar-se-ão entre si numa só mão.
7º - Aplicam-se as regras aprovadas oficialmente para cada escalão etário. A pontuação será feita de acordo com o seguinte:
a) Vitória – 3 pontos
b) Empate – 1 ponto
c) Derrota – 0 pontos
8º - A classificação final será apurada nos seguintes moldes:
a) Será vencedora a equipa que totalizar maior número de pontos;
b) Em caso de empate, será vencedora a equipa tenha vencido no confronto direto;
c) Subsistindo o empate, será vencedora a equipa que tenha obtido uma maior diferença entre golos marcados e golos sofridos;
d) Subsistindo o empate será vencedora a equipa com mais golos marcados no Torneio.
9º - Nas categorias de Benjamins, Escolares, Sub-13 e Sub-15 serão aplicados os regulamentos da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) e o Regulamento Técnico-pedagógico da Associação Patinagem de Lisboa (APL).
10 º - A duração dos jogos será a seguinte, dividida em partes iguais, em tempo corrido, com intervalo de 1 minuto entre cada período e 5 minutos entre cada parte:
Benjamins – 4 períodos x 8minutos (cada parte é composta por dois períodos)
Escolares – 4 períodos x 8 minutos (cada parte é composta por dois períodos)
Nas categorias acima descritas não são permitidos quaisquer pedidos de desconto de tempo (“time-out”).
Sub-13 – 2 partes x 15 minutos
Sub-15 – 2 partes x 15 minutos
Sub-17 – 2 partes x 20 minutos
Sub-20 – 2 partes x 20 minutos
Seniores Femininos – 2 partes x 20 minutos
Seniores\Veteranos – 2 partes x 20 minutos (este encontro tem carácter de “amigável”)
Nas categorias acima descritas é permitido 1 pedido de desconto de tempo (“time-out”), exclusivamente em uma das partes do jogo.
11º - Os jogos serão dirigidos por árbitros credenciados pelo Conselho Nacional de Árbitros de Hóquei em Patins.
12º - De forma a evitar atrasos, ao terminar uma partida, os atletas das equipas do encontro seguinte entrarão em ringue de imediato e têm um período entre cinco a dez minutos para aquecimento, seguido o qual, o encontro terá o seu início. Caso o árbitro não esteja disponível à hora prevista para início do encontro, a organização reserva-se ao direito de escolher um árbitro entre a assistência, conforme previsto no regulamento da FPP.
CAPITULO II
Deveres e Sanções
13º - A Organização fornecerá a cada Clube/Equipa todas as indicações julgadas necessárias e sempre que solicitadas.
14º - Os Clubes/Equipas convidadas terão a seu cargo os seguros de acidente e responsabilidade civil, dos seus atletas e dirigentes
A ORGANIZAÇÃO DECLINA QUALQUER RESPONSABILIDADE NESSE AMBITO.
15º - Os Clubes inscritos neste Torneio deverão solicitar autorização à Associação a que pertencem, a sua participação.
16º - SANÇÕES - Serão da competência do Conselho Disciplina e do Conselho de Justiça da Federação de Patinagem de Portugal.
17º - Para cada jogo será necessário o preenchimento do respetivo Boletim, fornecido pela organização e entregue ao juiz da partida, exceto nas categorias de Mini-Hóquei e veteranos que será preenchido um boletim criado para o efeito.
a) As Equipas /Clubes deverão apresentar os cartões válidos para a época 2015/2016 30 (trinta) minutos antes do início do jogo em que estão envolvidas, para que seja preenchido o respetivo Boletim de Jogo;
b) Os Boletins de Jogo, bem como as respectivas cronometragens, serão da responsabilidade da Organização.
18º - Qualquer atleta que não se encontre nas condições indicadas no artigo anterior, ou devidamente autorizado, não poderá participar no Torneio, excepto no Mini-Hóquei.
19º - Os Clubes/Equipas deverão alinhar com o seu equipamento habitual.
20º - Os Clubes/Equipas participantes deverão ter equipamento alternativo, para a hipótese de existirem Clubes com equipamento igual ou semelhante
a) No caso previsto neste artigo a equipa indicada em segundo lugar deverá alinhar com o seu equipamento habitual, no entanto, a organização poderá deliberar em contrário.
CAPITULO III
Prémios
21º - Serão distribuídos Trofeus às Equipas /Clubes e uma recordação aos participantes.
CAPITULO IV
Considerações Finais
22º - Os casos omissos nos Capítulos I e II serão resolvidos pela organização.
23º - O calendário de jogos será divulgado quinze dias antes do início da prova.
Massamá, 11 de Junho de 2016