REGULAMENTO

1 – Objetivo do Torneio

A realização deste torneio visa possibilitar, num período de ausência das provas federativas, a manutenção dos atletas em atividade e o são convívio entre elementos de várias equipas e escalões. Além disso, dado que se pretende efetuar o evento num ringue no exterior, permite a dinamização e projeção desta modalidade, tão querida pelos portugueses, numa zona onde existe grande potencial para a angariação de novos praticantes. Por fim, e não menos importante, cativa ex-praticantes a matar saudades dos seus tempos de atletas, permitindo assim, a convivência entre gerações.

2 – Versão de 3x3

A versão do Hóquei em patins 3x3 (dois jogadores de campo e um guarda-redes) é uma variante reduzida da modalidade, privilegiando a visão de jogo e a criatividade dos atletas. Esta versão, sendo mais dinâmica, possibilita aos atletas dar largas à sua magia na execução de cada manobra.

3 – Local e data de realização

O torneio será realizado nos dias 04 e 05 de Julho, no ringue do Parque 2 de Abril, sito na rua dos Jasmins em Massamá (em frente à Escola Secundária Stuart Carvalhais). Caso as condições climatéricas não o permitam, o torneio será transferido para o Pavilhão Prof. João Campelo, sito na Escola Secundária Stuart Carvalhais.

4 – Constituição das Equipas

Cada equipa é constituída por 4 elementos (1 GR. e 3 jogadores de campo). É possível que as equipas sejam constituídas por mais um elemento, exigindo-se um pagamento extra de 10 euros na inscrição. O número máximo de jogadores por equipa, são 5 elementos. Cada equipa pode ter um responsável no banco de suplentes.

Não é permitida a participação de atletas que não estejam contemplados na ficha de inscrição, independentemente da equipa não ser constituída por 5 elementos.

5 – Escalões dos atletas

No caso do escalonamento, a decisão prende-se com a data de nascimento do elemento mais velho de cada equipa.

Há a possibilidade de se inscreverem equipas mistas, contudo, serão inseridas nos modelos competitivos destinados ao género masculino. Nestes casos, prevalece a informação dada anteriormente, na medida que serão inseridos no escalão destinado ao elemento mais velho da equipa.

Por último, equipas compostas por jovens jogadoras, estas podem optar por participar no Torneio de Seniores Femininos ou no escalão correspondente à idade da jogadora mais velha.

6 – Regras do Jogo 3x3

Os jogos do Torneio disputam-se com as regras de jogo em vigor para as competições oficiais da Federação Portuguesa de Patinagem, salvo os seguintes pontos:

Tempo de Jogo:

SENIORES MASCULINOS – 14 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 7 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 3 minutos.

SENIORES FEMININOS – 12 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 6 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

JUVENIS / INICIADOS – 12 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 6 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

INFANTIS – 10 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 5 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

ESCOLARES – 10 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 5 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

BENJAMINS – 8 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 4 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

BAMBIS – 08 minutos de tempo de jogo, divididos em duas partes iguais de 4 minutos cada, contados sob a forma de tempo corrido. Entre as duas partes, existe um intervalo de 2 minutos.

Paragens de jogos:

Em qualquer dos escalões, o tempo será corrido, com paragens aquando bolas paradas, lesão de um atleta, ou por qualquer outro motivo ordenado pelo árbitro da partida. Aquando da marcação de um golo, a reposição da bola em jogo, não é necessário ir ao meio campo.

7 – Arbitragem

Os jogos serão dirigidos por árbitros convidados pela organização do evento, ou por elementos da organização do evento.

8 – Enquadramento da competição

O torneio será organizado em função do número de equipas inscritas. Caso o número de equipas seja igual ou inferior a 7 equipas, será realizado em modelo de campeonato, jogando todos contra todos.

No caso do número de equipas inscritas ser superior a 7, serão realizados grupos, onde a Organização reserva o direito do sorteio dos grupos e escalonamento. Antes do início da competição, as equipas serão informadas da forma como será realizado o modelo de competição por grupos e quais os grupos estabelecidos.

No caso de na fase de grupos existir igualdade pontual, seguem-se os seguintes critérios:

1.     Confronto direto;

2.     Diferença entre golos marcados e sofridos, na fase em disputa;

3.     Número de golos marcados na fase em disputa

4.     Equipa com a menor média de idades

O sistema de pontuação será realizado, segundo o seguinte critério:

·         VITÓRIA – 3 pontos

·         Empate – 1 ponto

·         Derrota – 0 pontos

·         Falta de comparência ou abandono do jogo, (-1) ponto e derrota por 10-0

Nos jogos a eliminar, caso o jogo termine empatado, será realizado um prolongamento de 6 minutos, divididos em 2 partes iguais de 3 minutos cada, sem intervalo (apenas o tempo para troca de campo). Se existir algum golo neste prolongamento, utiliza-se o sistema de morte-súbita. Caso o prolongamento termine empatado, o desempate será realizado através da marcação de dois livre-diretos para cada equipa. Caso o empate se mantenha, é realizada a marcação de livres-diretos até ocorrer a morte-súbita (a primeira equipa a marcar ganha).

9 – Prémios

No final do último jogo de cada equipa serão entregues os prémios de participação a todos os jogadores. Os três primeiros classificados de cada escalão vão receber um prémio por equipa.

Em cada escalão será também entregue um prémio para a equipa menos batida, bem como para o melhor marcador.

10 – Responsabilidades

A Organização deste Torneio, não se responsabiliza por qualquer lesão decorrente da participação nos jogos, ou fora deles, assim como, por qualquer material dos atletas que desapareça.

11 – Casos omissos neste regulamento

Nos casos omissos neste regulamento, prevalece, e sem direito a recurso, a decisão da Organização.

12 – Participação e Inscrição

Podem participar todos os atletas que reúnam as condições físicas para o fazer, quer sejam federados ou não.

A inscrição efetua-se mediante o pagamento de 20€ (vinte euro) para equipas até 4 atletas e de 30€ para equipas de 5 atletas.

 

 

A Organização do Torneio